sexta-feira, 29 de maio de 2009

O POETA ESTÁ VIVO...


por Simone Machado


e pra um amigo que gosta muito do poeta...



Sem nada pra fazer, ou melhor, sem vontade de fazer muita coisa, peguei o dicionário eu fui procurando palavras que me apareciam na mente. A primeira que me veio foi: Cazuza. Sim, o cantor, o poeta, um dos meus favoritos inclusive. Por quê?...As músicas dele não me saem da cabeça. Tenho acordado cantarolando Beija-flor, Exagerado, Eu preciso dizer que te amo....


E ali, no meu tédio, que era até desejado, porque ultimamente não tenho tido tempo nem para ter tédio, me vi curiosa para saber se "cazuza" tinha algum significado dentro do léxico brasileiro além do que até então para mim significava: "arte e explosão".




Enfim, em minha procura achei o seguinte:



"Cazuza. [Do hipocirístico Cazuza] S.m. Bras. PE Zool. Vespídeo solitário, amarelo com desenhos pretos, temido pela terrível ferroada. Caça mutucas para alimentar larvas e nidifica na areia. [Sin. : cazuzinha e piolho de urubu.]"



Confesso que ri. Imaginava até que Cazuza era nome de algum pássaro brasileiro, mas não. Minha curiosidade foi se fincando, e me vi no Google e na página oficial, na internet do cantor e compositor.



Cazuza foi, e ainda é fonte de inspiração e admiração de muitos. Se tornou um dos maiores poetas da terra dos tupiniquins, e mais... Foi uma das primeiras celebridades do país a reconhecer que portava o vírus do HIV publicamente, iniciando com mais afinco a discussão em volta do tema, até então tabu.






Filho de João Araújo, produtor fonográfico, e de Maria Lúcia Araújo, conhecida como Lucinha Araújo, costureira, Agenor de Miranda Araújo Neto, ganhou o apelido de Cazuza antes mesmo de vir ao mundo. Seu pai que veio de Pernambuco, lhe deu o apelido, que lá significa moleque, ou como no dicionário mesmo diz, vespa. Agenor, era o nome do avô de Cazuza e ele renegava o nome até descobrir que Cartola, um dos seus compositores prediletos também se chamava Agenor.



Cazuza sempre foi um poeta em busca de algo maior...antes da música era difícil que algo o satisfazesse.
Sua carreira começou com a banda Barão Vermelho, que lançou músicas como "Pro dia Nascer Feliz", "Bete Balanço" e "Eu queria ter uma Bomba". Era fim de um período ditatorial no país, e o Barão trouxe uma gás a mais a geração que comemorava o fim da censura e dos ditames impostos pelo regime. Mesmo com a banda, Cazuza queria mais. Não acompanhava mais as mesmas ideias, e então partiu para carreira solo. Sozinho, Cazuza voltou suas letras ainda mais para si mesmo. Partucularmente acho bárbara a forma como ele se rasga, se mostra, se joga nas palavras, sem inibição, sem falso moralismo. Cazuza em trabalho solo lança músicas excelentes, tais como: "Ideologia", "Só as mães são felizes" e "Boas Novas".


Foi logo depois do álbum "Ideologia" que o Poeta e Cantor revelou que tinha Aids. Seu nome a partir de então era sempre associado a doença, ou então a sua vida bohemia.


O álbum seguinte, Burguesia, não fez tanto sucesso quanto Ideologia, mas Cazuza fez dele um registro discográfico de sua vida. Já em 1989, sua saúde estava delicada e não se podia fazer muito. Em 7 de julho de 1990 falece, deixando um Brasil completamente Blue.




"Li uma vez que você vive não sei quantas mil horas e pode resumir tudo de bom em apenas cinco minutos. O resto é apenas o dia-a-dia. Um olhar, uma lágrima que cai, um abraço... Isso é muito pouco na vida. Então, isso vale mais que tudo para mim. Prefiro não acreditar no Day After, no fim do mundo, no apocalipse. "


- Cazuza





2 comentários:

  1. Adorei o post! ^^

    Ultimamente ando ouvindo muito Cazuza também! xD


    =*

    ResponderExcluir
  2. "Eu preciso dizer que te amo, te amar ou perder sem enganos...Eu preciso dizer que te amo, tanto...

    Exagerado, jogado aos seus pés, eu sou mesmo exagerado. Adoro um amor inventado.

    E só eu que podia, dentro da tua orelha fria, dizer segredos de liquidificador...

    Estamos meu bem por um triz, para o dia nascer feliz..."


    E precisa dizer mais?

    Belo post sobre esse Menino, Menina.
    Belo post.


    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir