segunda-feira, 9 de março de 2009

Em um mundo cada vez mais materialista, é no budismo que encontro um caminho mais "correto"...

Vou postar um pouquinho mais sobre o budismo...são informações que podem ser seguidas por QUALUER UM, independentimente de qual religião segue.



"As Quatro Nobres Verdades são o cerne doutrinário e prático do Budismo, ou seja, quatro noções básicas que contextualizam os demais ensinamentos e práticas. Desde os primeiros discursos do Buda a seus discípulos, ele apresentou tais noções dessa maneira sistemática como um entendimento fundamental a partir do qual outros ensinamentos mais complexos e específicos podem ser compreendidos.
Todas as escolas do budismo reconhecem e se baseiam nas Quatro Nobres Verdades. Além das diversas explicações e métodos originados a partir delas, os praticantes são diferentes uns dos outros, e desta maneira, existem também diversos níveis de compreensão das Quatro Nobres Verdades.
As citações são :

- A Nobre Verdade do Sofrimento

Nascimento é sofrimento, doença é sofrimento, morte é sofrimento, tristeza, lamentação, dor, pesar e desespero são sofrimento. Não ter o que se deseja é sofrimento, separação do que se deseja é sofrimento, união com o que não se deseja é sofrimento. Saudade é sofrimento, ser escravo de um passado já morto e um futuro inexistente é sofrimento. Ser presa fácil de estímulos exteriores de toda ordem é sofrimento. Quando sopram os ventos da sensibilidade nós vamos cegamente a sensualidade, quando sopram os ventos da raiva nós vamos cegamente a violência, quando sopram os ventos da agitação e preocupação nós vamos cegamente em direção a ansiedade e angústia, quando sopram os ventos da dúvida nós vamos cegamente ao ceticismo.
Todo sofrimento, assim como toda a nossa
felicidade está na própria mente, pois nenhum inimigo nos poderá fazer tão infelizes quanto nossa mente mal dirigida. Também nenhum parente, seja pai, mãe ou irmão nos tornará tão felizes quanto nossa própria mente bem dirigida.
Em resumo, os cinco agregados da existência quando objetos de apego, isto é, quando tomados como “eu” e “meu” são sofrimento. Os cinco agregados da existência são:
corpo, sensações, percepções, consciência e formações mentais."

CONTINUA...



2 comentários:

  1. Boa oportunidade para conhecermos mais sobre o Budismo.
    E agradeço essa oportunidade, Menina Sica.

    Beijos mil e seu blog é top!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sica!

    Depois do top lá no Alfarrábio, tem um desafio para Você, nesse endereço:

    http://alfapresentes.blogspot.com/2009/03/5-sexta-foto-o-desafio.html

    Aceita-o?

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir